Arquivo da categoria: Curiosidades

Ventosas para as Mamas Ajudam as Mulheres com Dificuldades de Amamentar

Amamentação faz bem para a saúde dos bebês e das próprias mães.

As mamães aguardam ansiosas a chegada dos bebês, então nada melhor que uma gravidez tranquila e projetar um período de amamentação saudável e carinhoso.

A gravidez é um dos momentos mais lindos e marcantes na vida de uma mulher e a maioria delas quer amamentar no seio, já que o leite materno tem todos os nutrientes que o bebê precisa nos primeiros seis meses de vida, contribuindo para que ele não corra riscos de contrair doenças, como alergias, infecções, ou complicações mais simples: cólica e estresse.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a amamentação reduz a mortalidade infantil e contribui com benefícios que se estendem para a idade adulta. Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar, como anticorpos e glóbulos brancos.

Para as mães também é muito importante amamentar, pois pesquisadores da Universidade de Cambridge analisaram 13.998 nascimentos no sudoeste da Inglaterra e os estudos mostraram que das mulheres que amamentaram houve uma redução de 50% no risco de depressão pós-parto.

Mas nem todas as mães conseguem amamentar facilmente, como no caso das que possuem os mamilos invertidos, eles se contraem, se projetam para dentro ao ser estimulados e têm a aparência plana, ligeiramente invertida ou bastante invertida no centro.

NzX13ZeiLxTW5auPlxyyypsqd4x95uWJ_med

Os mamilos invertidos podem ser tratados antes e após a gestação. Uma técnica efetiva na reversão desse quadro é a Vacuoterapia. O procedimento deve ser realizado com uma ventosa (adequada ao tamanho do mamilo). É indicada uma pressão de vácuo tolerável pela paciente, sem trazer qualquer tipo de dano.

A técnica é bastante eficaz, pois produz uma sucção da ventosa e puxa o bico da mama para fora, facilitando a amamentação, além disso, deixa o tecido da mama mais hidratado e tonificado.

As ventosas são projetadas para melhor adaptação à região anatomicamente tratada e os mamilos invertidos, que não se projetam para fora, resultam em sérios problemas para as mães na hora de amamentar. Essa tecnologia de Vacuoterapia melhora justamente a protrabilidade do mamilo, promovendo sucesso para essas mulheres.

Além disso, ajuda a eliminar líquidos com a drenagem linfática, aumenta o aporte sanguíneo, estimulando a circulação e promove maior produção de colágeno, reduzindo a flacidez.

A UNICEF calcula que um milhão e meio de crianças morrem por ano por falta de aleitamento materno. E isso ocorre nos países do terceiro mundo e até mesmo nos mais industrializados.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) cita outras vantagens do leite materno para o bebê:

– Melhora o desenvolvimento mental do bebê.

– É mais facilmente digerido.

– Amamentar promove o estabelecimento de uma ligação emocional muito forte e precoce entre a mãe e a criança.

– O vínculo afetivo sólido facilita o desenvolvimento da criança e o seu relacionamento com as outras pessoas.

– O ato de mamar ao peito melhora a formação da boca e o alinhamento dos dentes.

Amamentar tem vantagens também para a mãe:

– A mãe que amamenta sente-se mais segura e menos ansiosa.

– Amamentar faz queimar calorias e por isso ajuda a mulher a voltar, mais depressa, ao peso que tinha antes de engravidar.

– Ajuda o útero a regressar ao seu tamanho normal mais rapidamente.

Portanto, as mães podem se sentir mais tranquilas com a ajuda da Vacuoterapia, principalmente na fase de amamentação.

ALGUMAS DICAS PARA MANTER A POSTURA ERETA E EVITAR DORES INDESEJADAS

No final do dia você sente aquela dor insuportável nas costas? Tem a sensação de formigamento na região lombar? Os ombros ficam mais duros do que uma pedra? Você sabia que muitas dores nas costas estão relacionadas à má postura? Aqui vai algumas dicas para você manter a postura ereta em ações freqüentes do seu cotidiano:

1. Não cruze as pernas ao se sentar. Prefira manter os pés no chão, com as plantas completamente apoiadas.

2. Ajuste a altura da cadeira, fazendo com que o ângulo entre sua coxa e sua panturrilha seja de 90°.

3. Opte por cadeiras com apoio para as costas e com descanso para os braços.

4. Deixe as costas relaxadas apoiadas no encosto da cadeira. Evite ficar curvado ou forçar os ombros para trás.

5. Não deixe o pescoço curvado. Quando estiver lendo no computador, não incline a cabeça para frente. Já quando estiver lendo no celular ou tablets, evite dobrar o pescoço para baixo. Leve sempre os objetos para a altura dos olhos.

6. Ajuste a posição da tela do computador para a altura dos seus olhos. O mouse e o teclado devem ficar na mesma altura do antebraço.

7. Se você só tiver como opção um puff ou cadeiras sem apoio para as costas, não arqueie as costas. Sente-se sempre sobre os ísquios (ossos que ficam na transição entre os glúteos e o púbis).

images (8)

8. Repare qual a posição em que você dorme com mais frequência e adapte o travesseiro.

9. Evite dormir de bruços. Pode ser uma posição muito gostosa para você, mas certamente não é para sua lombar e cervical.

10. Se você dorme de barriga para cima, cuidado para não optar por um travesseiro muito alto.

11. Não durma na posição fetal, em que suas costas ficam arqueadas e as pernas dobradas.

12. A posição mais indicada para dormir é a de lado. Se você estiver colocando o braço para apoiar a cabeça, provavelmente seu travesseiro está baixo demais. Não deve haver nenhum vão entre seu travesseiro e seu pescoço.

13. Melhor ainda se você conseguir dormir de lado e com um travesseiro entre as pernas, para evitar sobrecarregar os quadris e a coluna.

Continue lendo ALGUMAS DICAS PARA MANTER A POSTURA ERETA E EVITAR DORES INDESEJADAS

O QUE É DISFUNÇÃO DE ATM?

atm02

De repente, você começa a sentir uma dor intensa, que pode se irradiar pela cabeça. A dor pode até te enganar: será que é dor de cabeça, de dente ou de ouvido? Você normalmente vai procurar um otorrinolaringologista ou um dentista, que irão diagnosticar a tal da Disfunção da Articulação Temporomandibular, mais conhecida como Disfunção de ATM. O aconselhável é procurar um profissional especialista em Disfunção Temporomandibular (DTM).

A doença é crônica e trata-se de uma disfunção, portanto, um funcionamento inapropriado da articulação temporomandibular. Essa articulação é responsável pelos movimentos da mandíbula durante a fala, deglutição e mastigação. A disfunção temporomandibular atinge com mais frequência mulheres de 20 a 50 anos.

Entre os sintomas mais comuns estão dores de ouvido, zumbidos, e a sensação de ouvido tapado, típica de quando descemos a serra. Além disso, você pode sentir dores ao abrir a boca, mastigar ou falar. A articulação também pode fazer estalos.

O profissional vai identificar o grau da doença e recomendar o tratamento adequado. Em casos mais comuns, é indicada uma placa dentária para usar na parte da noite. O uso da placa é importante para proteger os dentes dos rangidos noturnos. Ela deve ser feita sob encomenda, de acordo com a arcada dentária de casa pessoa.

Se houver muita dor, a indicação é fazer calor local, com bolsa de água quente e usar analgésicos, prescritos pelo especialista.Casos mais graves requerem intervenções cirúrgicas.

A disfunção da ATM está relacionada a hábitos como apertar os dentes ou o bruxismo. Roer unhas, morder objetos como canetas e mascar chicletes também são fatores que podem favorecer o desenvolvimento da doença. Além disso, estresse e a ansiedade contribuem para o seu aparecimento.

Avaliação Postural

A postura é definida pela posição dos segmentos do nosso corpo em relação ao espaço e em relação à linha de gravidade, em um determinado momento. Desta forma, vemos que a postura se altera constantemente, e não é apenas estática, mas sim dinâmica, ou seja: depende de movimentos adequados do nosso corpo.

 A boa postura é aquela que um indivíduo, em posição ortostática exige pequeno esforço da musculatura e dos ligamentos para se manter nessa posição. Representa um alinhamento dinâmico dos vários segmentos corporais, nas várias posições, de tal maneira que, cada segmento ocupe uma posição próxima à sua posição de “equilíbrio mecânico”. Assim, ele encontra o melhor equilíbrio estático.

Resumindo uma postura ideal é aquela em que há maior eficiência fisiológica e biomecânica, com diminuição da sobrecarga no sistema musculoesquelético, e otimizando nossos movimentos.

Fatores que podem interferir na postura:

  •  Anomalias congênitas e/ou adquiridas,
  • Má postura,
  • Obesidade,
  • Alimentação inadequada,
  • Atividades físicas sem orientação e/ou inadequadas,
  •  Distúrbios respiratórios,
  • Desequilíbrios musculares,
  • Frouxidão ligamentar,
  • Doenças psicossomáticas.

A postura também pode ter relação com os seguintes aspectos:

Sócio Cultural:

Cada cultura pode adotar diversos hábitos posturais, tais como formas de dormir, lugares onde dormir, formas de caminhar, dançar, sentar.

Psicológicos:

Percepção pessoal em relação ao mundo. Como a pessoa se sente e se porta em relação aos outros e perante certas situações. Estas atitudes geralmente estão associadas à personalidade de cada um.

Biológicos:

São as características biológicas de cada ser humano. Aspectos anatômicos (largura, comprimento e forma dos ossos), fisiológicos (níveis de flexibilidade, força, resistência, etc.), genéticos (diferentes etnias) e biomecânicos (funcionalidade do movimento).

Abnormal Lateral Posture for movie clip First Scene2Abnormal Lateral Posture for movie clip last Scene 2

 AVALIAÇÃO POSTURAL

A avaliação postural é uma ferramenta muito importante para mensurar os desequilíbrios musculares e articulares de cada indivíduo, e é amplamente utilizada pelos profissionais da saúde para avaliação e tratamento clínico e prescrição de atividade física, visando detectar e prevenir dores e lesões.

Uma avaliação postural convencional é realizada através da observação clínica, e nos fornece dados globais e subjetivos, que dependem muito da capacidade de interpretação de cada profissional.

Já a AVALIAÇÃO POSTURAL POR FOTOGRAMETRIA é uma avaliação mais detalhada, que permite diagnosticar precisamente as alterações da postura para cada articulação, com dados quantitativos. É realizada por meio do registro de fotografias do indivíduo em diversos planos e posturas, e determina a posição relativa dos pontos anatômicos, simetria corporal e ângulos articulares, comparando-os com valores-padrão.

Vantagens:

  • – Medidas objetivas, quantitativas;
  • – Comparação da postura antes, durante e após o tratamento;
  • – Comparação com o padrão de referência;
  • – É rápida, simples e de fácil entendimento.

Realinhamento postural

Ter uma boa postura é fundamental! Não somente pelo fator estético, mas também porque promove uma melhora do estado global de saúde e bem estar.

Uma postura incorreta pode interferir na performance muscular, além de causar dores musculares e nas articulações.

Uma vez detectada uma disfunção postural, oferecemos tratamento com fisioterapeuta, baseado em manobras de liberação e reposicionamento muscular e articular, tratando e alongando a musculatura.

Benefícios de uma postura correta:

  • – maior eficiência fisiológica e biomecânica;
  • – diminuição da sobrecarga sobre músculos e articulações;
  • – melhor rendimento na atividade física;
  • – otimização do fortalecimento muscular;
  • – otimização da lipólise (quebra de gordura);
  • – prevenção de dores e lesões;
  • – melhor qualidade de vida;
  • – é rápida, simples e de fácil entendimento.

Dismorfofobia ou Transtorno Dismórfico Corporal: Entenda Essa Preocupação Exagerada Com o Corpo

Problemas com o espelho

vaidade-exagero-equilibrio-botox-cirurgia-plastica-herbert-vianna

A falta de limites com procedimentos estéticos pode ser causada por uma doença não muito conhecida, chamada dismorfofobia ou transtorno dismórfico corporal. Trata-se de uma preocupação exagerada com defeitos estéticos inexistentes. É comum que as pessoas que têm esse transtorno procurem resolver seus “defeitos”, mas nunca fiquem satisfeitas, uma vez que o problema é de auto-aceitação, e não físico.

“Uma das características de quem sofre do distúrbio é o fato de que nenhum tipo de intervenção cosmética será o suficiente. O paciente irá trocar muitas vezes de médico até encontrar algum que faça exatamente o que ele quer, e ainda assim irá querer mais tratamentos”, explica o psiquiatra Daniel Costa, do Projeto Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

A dismorfofobia dificilmente é diagnosticada, e, de acordo com Costa, isso deve-se a um preconceito com a psiquiatria. “É raro que um paciente pense que possui o transtorno, e uma quantia muito pequena de pessoas chega a se tratar com o psiquiatra” diz. Na maior parte dos casos, a dismorfofobia é confundida com “excesso de vaidade”, e, na sociedade atual, com grande culto à beleza, fica fácil perder a medida do que é saudável. Na dúvida, ouça a opinião dos médicos antes da próxima cirurgia ou injeçãozinha.

Exageros nas Aplicações de Toxina Botulínica (Botóx)

female face with wrinkles on her forehead

A aparência pode sim ser prejudicada por um exagero de procedimentos. O excesso de toxina botulínica pode desenvolver um tipo de fibrose na derme, imobilizando a testa e deixando as pálpebras mais inchadas.

Aplicações seguidas da toxina também podem fazer com que o efeito das injeções não seja tão aparente. A duração do efeito do tratamento acaba diminuindo, porque nossa pele cria anticorpos contra as toxinas que são injetadas.

Para evitar o exagero, um bom começo é ter expectativas realistas quanto aos tratamentos. O botóx ou o preenchimento não necessariamente devem desaparecer com todas as rugas e linhas de expressão. O ideal pode ser apenas amenizar a aparência. Evitar o exagero na hora de fazer os tratamentos é essencial, o objetivo é que a pele fique harmoniosa e natural, e não como uma caricatura.

Mas como saber quando é a hora de dizer chega? Um bom primeiro passo é escolher um médico de confiança, e respeitar o julgamento do profissional. O especialista de qualidade vai buscar atender os desejos do paciente sem prejudica-lo. Se há prejuízo, o ideal é não realizar o tratamento.

Além disso, é fundamental lembrar que as cirurgias plásticas estéticas não são procedimentos mais simples que outras cirurgias, e é preciso haver muito cuidado na recuperação, para não prejudicar o resultado final. As pacientes tendem a achar que fazer uma rinoplastia (cirurgia plástica no nariz) é como fazer as unhas, rápido e prático, mais não é bem assim que funciona.

Alimentos reconfortantes

 1 - sorvete

Os alimentos reconfortantes são aqueles que, de uma forma ou de outra, conseguem satisfazer uma necessidade maior que a de encher o estômago. Na verdade, trata-se da necessidade de acalmar uma emoção. O sorvete, por exemplo, ocupa o primeiro lugar dessa lista. As mulheres preferem doces, chocolates e biscoitos, enquanto os homens preferem pizzas e outros alimentos ricos em gordura e carboidratos, como as batatas fritas. No entanto, o que determinará sua decisão na hora de comer será identificar se a fome é física ou emocional. Por isso, preste atenção ao que você come e ao que sente, já que comer para processar uma emoção depende da emoção em si, e não do alimento escolhido.

Na próxima vez em que decidir comer sem fome, por estar aborrecida ou para acalmar a ansiedade, pergunte a si mesma se a fome é física ou emocional. A fome emocional aparece de imediato e precisa ser satisfeita com urgência, enquanto a fome física pode esperar e surge gradualmente, dando a você tempo para buscar diferentes opções e alimentos para comer. Quando a fome é emocional, você continua comendo mesmo estando saciada, e quando é real, você sente os sinais da fome que seu corpo envia e é capaz de parar quando está satisfeita. Além disso, quando você come emocionalmente, sente culpa e vergonha, e a necessidade de começar uma dieta com  medo de engordar.

Uma das características distintivas da fome emocional é a necessidade de consumir alimentos reconfortantes específicos. Esses alimentos, de alguma forma, proporcionam tranquilidade e segurança, uma sensação temporária de prazer e bem-estar. Analise o que você come e procure formas saudáveis de lidar com suas emoções e de se acalmar sem depender da comida. Isso irá gerar hábitos saudáveis, que nenhuma dieta poderá substituir.

Alimente seus músculos com proteínas

conheca-dez-alimentos-ricos-em-proteinas-blog-cultivando-saude1

O que são as proteínas?

As proteínas são imprescindíveis para o crescimento e desenvolvimento saudáveis. Elas ajudam a construir e reparar os músculos e os tecidos, além de produzirem enzimas, hormônios e anticorpos. Quando as proteínas são digeridas, elas são desfeitas em pequenos blocos chamados aminoácidos. Existem mais de vinte aminoácidos, oito dos quais são essenciais e devem ser ingeridos na alimentação, já que o corpo não os produz.

Onde encontramos os aminoácidos essenciais?

Cada um dos seguintes alimentos fornece os oito aminoácidos essenciais:

– Peixes.
– Carnes.
– Produtos lácteos.
– Ovos.
– Soja.

Outros alimentos, como as ervilhas, o feijão, as frutas secas, as sementes e os cereais também são boas fontes de proteínas, porém podem lhes faltar um ou mais aminoácidos essenciais. A mistura de diferentes tipos de alimentos com proteínas vegetais fornece aminoácidos de qualidade tão boa quanto de alimentos animais.

Cada uma das seguintes combinações fornece os oito aminoácidos essenciais:

– Cereais com legumes e /ou frutas secas.
– Feijão com torrada.
– Lentilhas com arroz.

Necessidades protéicas

Necessitamos cerca de um grama de proteína para cada quilo do peso corporal. Entretanto, pessoas que fazem esforço físico ou aqueles que se exercitam vigorosamente, podem precisar de mais. Não é recomendado ingerir mais de 1,5 gramas por quilo.

Para cada 150 gramas de carne, há 40 gramas de proteína; para cada 150 gramas de soja e peixe, há 30 gramas de proteína; e para cada ovo, há 7 gramas. As dietas com grande quantidade de proteínas podem causar danos ao fígado e aos rins, enquanto que o excesso desta substância é acumulado como gordura. A proteína fornece cerca de quatro calorias por grama.