Má postura no ambiente de trabalho: risco nosso de cada dia!

má-postura

O dia-a-dia no trabalho de grande parte da população é caracterizado por extremo desgaste físico e mental. Algumas profissões exigem do funcionário horas sentado em frente ao computador, por exemplo, e o cuidado com a postura quase nunca é prioridade. Vícios posturais podem ser responsáveis pelo surgimento de diversas complicações e até doenças crônicas que afetam, sobretudo, a coluna do indivíduo. Dores somadas ao esgotamento físico e mental acabam comprometendo o rendimento do trabalhador e sua rotina pessoal diária.
Nos casos mais simples podem surgir dores de cabeça, lombalgia e cervicalgia. Mas as consequências resultantes de uma má postura podem atingir níveis mais graves com as ocorrências de hipercifose, escoliose e hérnia de disco. Outro malefício de posturas inadequadas no trabalho é o surgimento de DORT (doença osteomuscular relacionada ao trabalho) ou LER (lesões por esforços repetitivos), incluindo sintomas como sensação de cansaço persistente e distúrbios do sono.

Confira algumas dicas para evitar os riscos provocados por uma má postura:

Para quem trabalha com o uso de computador é necessário atentar para alguns cuidados: realizar digitação suave, conservando as mãos, o antebraço e os punhos em linha reta em relação ao teclado; manter ombros e braços relaxados; escolher uma cadeira adequada e ajustada na altura ideal para manter o topo da tela ao nível dos olhos; apoiar as costas no encosto do assento; apoiar os pés no chão ou utilizar descanso para eles;

Em qualquer profissão é importante realizar pausas para executar um alongamento do corpo: exercícios que ajudam a evitar ou minimizar o efeito das dores musculares causadas por posições inadequadas na rotina de trabalho, afastam o estresse e a ansiedade, ativam a circulação, tranquilizam e relaxam, aumentam a capacidade de concentração e reduzem os riscos de lesão;

– Independentemente da profissão, é indispensável atentar para a boa postura em qualquer movimento praticado, além de manter uma ergometria correta – tamanho da cadeira e da mesa bem como a posição das mesmas, posição adequada das pastas e materiais mais usados na mesa para que fiquem ao alcance das mãos sem exigir grandes manobras;

– Na hora de dormir, deve-se adotar uma posição correta – de preferência de lado com os joelhos dobrados e um travesseiro entre eles e a cabeça em repouso sobre um travesseiro único. Boas horas de sono evitam que o indivíduo já acorde indisposto e com tensões resultantes de noites mal dormidas – o que afeta no próprio rendimento no trabalho.

A RPG Souchard

Por falar em boa postura, a RPG Souchard é particularmente eficaz no tratamento de correção postural. A técnica tem como foco o alongamento muscular, o trabalho respiratório e o fortalecimento de músculos fundamentais à melhora do alinhamento da postura. A RPG Souchard não ajuda, simplesmente a solucionar problemas de postura já existentes, seu trabalho envolve a própria prevenção, ensinando o paciente a adotar posturas adequadas em qualquer ocasião.

Uma postura correta ajuda a evitar sérios problemas no futuro, além de tornar a aparência bem mais harmônica e bonita. Por isso, é sempre bom manter cuidar da postura no ambiente de trabalho. Essa é uma maneira eficaz de garantir um maior bem-estar e qualidade de vida.

Dismorfofobia ou Transtorno Dismórfico Corporal: Entenda Essa Preocupação Exagerada Com o Corpo

Problemas com o espelho

vaidade-exagero-equilibrio-botox-cirurgia-plastica-herbert-vianna

A falta de limites com procedimentos estéticos pode ser causada por uma doença não muito conhecida, chamada dismorfofobia ou transtorno dismórfico corporal. Trata-se de uma preocupação exagerada com defeitos estéticos inexistentes. É comum que as pessoas que têm esse transtorno procurem resolver seus “defeitos”, mas nunca fiquem satisfeitas, uma vez que o problema é de auto-aceitação, e não físico.

“Uma das características de quem sofre do distúrbio é o fato de que nenhum tipo de intervenção cosmética será o suficiente. O paciente irá trocar muitas vezes de médico até encontrar algum que faça exatamente o que ele quer, e ainda assim irá querer mais tratamentos”, explica o psiquiatra Daniel Costa, do Projeto Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

A dismorfofobia dificilmente é diagnosticada, e, de acordo com Costa, isso deve-se a um preconceito com a psiquiatria. “É raro que um paciente pense que possui o transtorno, e uma quantia muito pequena de pessoas chega a se tratar com o psiquiatra” diz. Na maior parte dos casos, a dismorfofobia é confundida com “excesso de vaidade”, e, na sociedade atual, com grande culto à beleza, fica fácil perder a medida do que é saudável. Na dúvida, ouça a opinião dos médicos antes da próxima cirurgia ou injeçãozinha.

Exageros nas Aplicações de Toxina Botulínica (Botóx)

female face with wrinkles on her forehead

A aparência pode sim ser prejudicada por um exagero de procedimentos. O excesso de toxina botulínica pode desenvolver um tipo de fibrose na derme, imobilizando a testa e deixando as pálpebras mais inchadas.

Aplicações seguidas da toxina também podem fazer com que o efeito das injeções não seja tão aparente. A duração do efeito do tratamento acaba diminuindo, porque nossa pele cria anticorpos contra as toxinas que são injetadas.

Para evitar o exagero, um bom começo é ter expectativas realistas quanto aos tratamentos. O botóx ou o preenchimento não necessariamente devem desaparecer com todas as rugas e linhas de expressão. O ideal pode ser apenas amenizar a aparência. Evitar o exagero na hora de fazer os tratamentos é essencial, o objetivo é que a pele fique harmoniosa e natural, e não como uma caricatura.

Mas como saber quando é a hora de dizer chega? Um bom primeiro passo é escolher um médico de confiança, e respeitar o julgamento do profissional. O especialista de qualidade vai buscar atender os desejos do paciente sem prejudica-lo. Se há prejuízo, o ideal é não realizar o tratamento.

Além disso, é fundamental lembrar que as cirurgias plásticas estéticas não são procedimentos mais simples que outras cirurgias, e é preciso haver muito cuidado na recuperação, para não prejudicar o resultado final. As pacientes tendem a achar que fazer uma rinoplastia (cirurgia plástica no nariz) é como fazer as unhas, rápido e prático, mais não é bem assim que funciona.

Como a RPG pode ajudar na Cirurgia Plástica

tendinite-300x225

Depois da cirurgia plástica nas mamas e abdômen reeducar a postura é fundamental

Logo após o período destinado ao pós-operatório, as mulheres que implantaram próteses mamárias de silicone, principalmente as com mais de 300 ml,  ou aquelas que submeteram a  abdominoplastia deveriam se reeducar diante da nova relação envolvendo o pós-cirúrgico abdominal, a prótese e a postura corporal. “O desconforto inicial causado pela intervenção cirúrgica e pelas cicatrizes induzem a uma  autoproteção corporal normal após uma cirurgia. Esta proteção poderá ocasionar descompensações posturais que no futuro, ou logo após o pós-operatório, desencadearão cervicalgias posturais (dores no pescoço) e lombalgias (dor na região lombar) crônicas se não forem tratadas”.

Outra queixa relativamente comum é que depois da plástica uma mama ficou maior que a outra. “Na maioria das vezes, o problema não tem origem nas dimensões da prótese, mas em um desvio lateral da coluna denominado escoliose”. “Na verdade, o desvio já existia antes da cirurgia plástica. O que aconteceu é que se tornou mais evidente com o aumento nas dimensões dos seios. Mesmo assim, pode ser tratado com sessões de RPG”. A quantidade de mulheres que tem procurado as clínicas de postura no Brasil aumentou sensivelmente de um ano para cá. A maioria das pacientes que procuram ajuda pela dificuldade de encontrar uma boa postura logo após, o pós-cirúrgico da mamoplastia ou abdominoplastia”. A principal queixa é em relação às dores nas costas e no pescoço, que começam a incomodar bastante depois de alguns meses, quando a euforia pelos resultados e os incômodos do pós-operatório já passaram. “Indiscutivelmente, as próteses de silicone nas mamas e a cirurgia abdominal ao mesmo tempo que melhoram a estética postural e a auto-estima, também podem prejudicá-las se não houver um trabalho de orientação de um especialista. Para o corpo trata-se de uma mudança brusca. “De um dia para o outro você está com uma prótese e uma nova silhueta, o que muda a forma e a aparência, havendo a necessidade de uma adaptação rápida para essa nova postura que, às vezes, por falta de orientação, leva a pequenas alterações estruturais no corpo que não são visíveis, mas que devem rapidamente ser corrigidas e reeducadas.

A Reeducação Postural Global ajuda na correção e na manutenção da postura, aliviando as dores posturais causadas pela posição que a paciente fica durante o período de pós operatório, levando a encurtamentos musculares e fixando assim uma postura errada e consequentemente levando a dores, futuras patologias e até mesmo ao acúmulo de novas gordurinhas localizadas.

rp

Gordura Localizada, Celulite, estrias…Carboxiterapia e seu Mecanismo, entenda como ela age

O sistema circulatório é composto por artérias e veias cuja função maior é o transporte de nutrientes e oxigênio para os tecidos e a remoção de produtos de excreção celulares.

Quando o sangue sai do coração, caminha pelas artérias carregado de oxigênio e o distribui nas células. Nas células ocorre uma troca gasosa entre o oxigênio (O2) e o gás carbônico (CO2) dessa forma, o sangue retorna ao coração pelas veias carregado de CO2. Este, por fim, será levado até os pulmões por onde será expelido na respiração.

5395a4795a751-sistema-circulatorio

A presença de dióxido de carbono nos capilares sanguíneos libera grande quantidade de O2 da hemoglobina nos tecidos. Além disso, o CO2 dos tecidos aumenta a concentração de O2 tecidual.

No Brasil utilizamos o CO2 medicinal com 99,9% de pureza, próprio para a técnica de Carboxiterapia.  É o mesmo gás utilizado para videolaparoscopia, controle de PH em incubadoras, técnicas ginecológicas de criocauterização do colo uterino, etc.

EQUIPAMENTO

Trata-se de um equipamento que utiliza o gás carbônico medicinal, cujo o fluxo e volume, são controlados e ajustados de acordo com a terapêutica.

O aparelho liga-se a um cilindro de aço ou alumínio, de diversas capacidades por meio de um regulador de pressão de gás carbônico e é injetado por via de um equipo com agulha pequena diretamente através da pele do paciente.

images (4)

EFEITOS FISIOLÓGICOS

Na técnica de Carboxiterapia, infundimos o gás carbônico por meio de uma agulha fina no tecido subcutâneo. O organismo, por causa da lesão provocada pela agulha e pelo gás, desencadeia um processo inflamatório com o objetivo de cicatrizar e reconstituir o tecido lesado. Decorrente do processo de reparação, ocorre proliferação de fibroblastos com posterior síntese de colágeno, elastina e vasos sanguíneos.

carboxi-2

Nós temos um equilíbrio na pressão de O2 e CO2 na pele, e ao injetarmos gás carbônico (CO2), a pele interpreta que está faltando oxigênio(O2). Dessa forma, o CO2 vai atuar diretamente, provocando uma vasodilatação local e, concomitantemente, uma hiperemia, que aparece imediatamente após a aplicação do gás, na região onde a concentração de CO2 é maior, e irá chegar maior quantidade de hemoglobina oxigenada, pelo aumento do fluxo sanguíneo, esta hemoglobina libera o O2 e capta o CO2 que será eliminado por via respiratória.

DURANTE A APLICAÇÃO

6726740209_447cc87933Pode ocorrer no local da aplicação( por causa da infusão do gás), pequenas equimoses(pequenos roxos),pela perfuração de pequenas veias e, consequentemente, pequeno sangramento com a retirada a agulha. É comum a sensação de crepitação em razão da formação de bolhas ou inchaços subcutâneos causado pelo gás. No local da aplicação do gás, pode ser observado um aumento da temperatura e hiperemia(vermelhidão local), além disso, alguns pacientes relatam a sensação de cãibra nos membros inferiores durante o procedimento.

INDICAÇÃO

  • Úlceras Vasculares e Diabéticas;
  • Celulite;
  • Estrias;
  • Gordura Localizada;
  • Pré Cirurgia Plástica;
  • Pós Cirurgia Plástica;
  • Flacidez de Pele;
  • Sequela de Queimados;
  • Rejuvenescimento Facial;
  • Olheiras;
  • Psoríase;
  • Calvície;

CONTRA-INDICAÇÕES

  • Infarto Agudo do Miocárdio;
  • Angina Instável;
  • Insuficiência Cardíaca;
  • Epilepsia;
  • Gravidez;
  • Distúrbios Psiquiátricos;
  • Asma Brônquica;
  • Rinite Alérgica;
  • Dermatite Atópica;
  • Conjuntivite Alérgica;
  • Síndrome da Hipereosinofilia;
  • Alergias Alimentares;
  • Doenças em situação atual de qualquer acometimento imunológico local (alergias, pruridos e urticárias);
  • Lúpus;
  • Doenças Infecciosas, Bacterianas, Virais, fúngicas agudas e acne inflamatória no local da aplicação;
  • Herpes Simples e Zoster e Neoplasias Local.

RESULTADO

Como vimos a Carboxiterapia é segura sendo aplicada corretamente, seguindo seus princípios e tendo seus cuidados com a higiene.

A técnica tem tido resultados satisfatórios, vale a pena experimentar.

Deixe seu comentário.

Síndrome fêmoro-patelar: a “síndrome do cinema”

Você tem dores no joelho após ficar muito tempo sentado? Ou subindo escadas?

image_med

 Isso pode ser síndrome fêmoro-patelar, a “síndrome do cinema”!

Ao sentarmos, flexionamos os joelhos num ângulo de 90°, ou mais em alguns casos. Nesta posição, o músculo anterior da coxa (quadríceps) é tracionado em alongamento, pressionando a patela contra o fêmur. Se houver um desalinhamento entre esses ossos, a compressão causada pode gerar dor. É por isso que a síndrome fêmoro-patelar dói ao ficarmos sentados por muito tempo, assim como ficamos no cinema (no mínimo uma hora e meia sentados na mesma posição)!

angulo q anormal

A síndrome fêmoro-patelar é um diagnóstico muito abrangente para dores na região anterior do joelho, posteriormente e em torno da patela. Geralmente ocorre quando a patela faz seu movimento de forma lateralizada, ao invés de centralizada, aumentando o estresse e sobrecarga na sua região lateral, e na região lateral do fêmur, causando a dor.

A síndrome pode ter várias causas: encurtamento de estruturas da lateral da coxa e joelho, fraqueza do músculo vasto medial oblíquo, ou desalinhamentos biomecânicos (ou a combinação desses fatores). O encurtamento das estruturas laterais da coxa e joelho, como o trato íleo-tibial, músculo tensor da fáscia lata e retináculo patelar deve ser tratado com o alongamento destas estruturas.

tema_fig1_200207

Já a fraqueza do músculo vasto medial oblíquo deve ser tratada por meio de seu fortalecimento, que pode ser em cadeia cinética aberta ou fechada, desde que sem dor.

Por fim, a causa mais difícil de ser tratada é o desalinhamento biomecânico, pois nem sempre estes são tratáveis. Entre os desalinhamentos tratáveis, temos o pé pronado – que aumenta o valgismo dos joelhos, e lateralizando a patela – e a própria patela lateralizada ou inclinada. No primeiro caso, podemos tratar a pronação do pé por meio da correção da pisada e fortalecimento dos músculos intrínsecos do pé, que formam o arco longitudinal medial do pé, ou até mesmo utilizando uma bandagem que desempenhe a função do arco. Já no segundo caso, as bandagens de posicionamento de patela são amplamente usadas.

Entre os desalinhamentos não tratáveis, temos pelves largas, que também aumentam o valgismo de joelho, piorando a lateralização patelar.

É comum casos mistos, onde vários destes fatores estejam presentes. Nestes casos o fisioterapeuta precisa tratar várias dessas causas ao mesmo tempo, então lembre-se: o joelho precisa ter flexibilidade, força, estabilidade e alinhamento.

Síndrome da Carteira (ciatalgia)

Muita gente se queixa de dor no nervo ciático…mas você sabe o que é o ciático?

o_nervo_ciatico

O ciático (também conhecido como nervo isquiático) é um nervo que sai da região lombar e desce posteriormente pela perna até o pé, sendo assim o nervo mais importante do membro inferior. É também o mais longo nervo do corpo humano.

O ciático é muito conhecido, já que muita gente sofre de ciatalgia, e esta pode ser por diversas causas: distúrbios da coluna como hérnia de disco, estenose do canal medular, degeneração dos discos vertebrais e espondilolistese, inflamação do próprio nervo, ou ainda a compressão do mesmo.

Esta compressão pode ocorrer devido à tensão no músculo piriforme, que tem origem no sacro e se insere no fêmur.

Na maioria das pessoas, o nervo ciático passa logo abaixo do piriforme, mas em alguns casos, o nervo pode passar por dentro músculo, sendo mais facilmente comprimido e gerando muita dor.

download

Um fato curioso é a chamada “Síndrome da Carteira”. Mais comum em homens, já que estes costumam deixar a carteira no bolso de trás, a síndrome é causada pela compressão do nervo ciático pela carteira na hora em que a pessoa se senta em cima dela.

409270_297336270322651_135550723167874_831036_274644887_n

O ideal para casos de dor ciática é descobrir a verdadeira causa da dor, pois como descrito acima, suas origens podem ser muito variadas, e portanto, tratadas de forma diferenciada.

Protusão discal e Hérnia de disco

Os discos intervertebrais são importantes estruturas da coluna.

Com o envelhecimento, os discos intervertebrais vão perdendo sua hidratação e vão diminuindo de espessura. Isto faz com que o espaço entre as vértebras diminua. Quando somamos isto a movimentos excessivos ou repetitivos de flexão e extensão da coluna, estes discos podem serem comprimidos, e o ânulo fibroso sair de seu limite, causando a protusão discal.

protrusao dical - abaulamento discal - hernia de disco - neurocirurgia - cirurgia de coluna minimamente invasiva - sao paulo

 Se esta protusão for ainda maior, com rompimento do ânulo fibroso e extravasamento do núcleo pulposo, temos a hérnia de disco. Uma hérnia pode chegar a comprimir raízes nervosas ou até mesmo a medula espinhal (que passa logo atrás das vértebras), e por este motivo os sintomas podem ir desde um formigamento nos braços ou pernas (dependendo se for na região cervical ou lombar), até causar dor intensa no trajeto do nervo comprimido. É muito comum ocorrer a dor no nervo ciático, o qual tem seu trajeto iniciando na coluna lombar e passa pelo glúteo e região posterior da perna. Também pode ocorrer, em casos mais graves, fraqueza e perda de função.

slide-01

 As hérnias na região lombar e cervical são as mais comuns, pois estas regiões apresentam maior mobilidade. Raramente ocorrem hérnias torácicas, e seus sintomas são mais inespecíficos.

images (3)

 O diagnóstico de uma hérnia pode ser clínico, mas são muito utilizados exames de imagem como ressonância magnética e tomografia.

Como tratamento inicial, deve ser realizado fisioterapia, com objetivo de aumentar espaço articular vertebral, reduzir dor e tensão muscular na região e estabilizar a coluna, por meio da ativação da musculatura profunda de coluna e abdômen.

A RPG no Tratamento das Dores Cervicais

Como a RPG pode auxiliar na redução de dores da coluna cervical.

rpg-tratamento-dor-cervicalA dor na coluna cervical tem se tornado cada vez mais frequente na população em geral. Os sintomas mais comuns e de fácil diagnóstico são dor e rigidez na região do pescoço, que podem ou não irradiar para a região dos braços e ombros. Em grande parte dos casos, o problema tem resolução espontânea em poucos dias, não causando maiores complicações.  Entretanto, há situações em que o problema requer maiores cuidados, uma vez que fatores genéticos e até desconhecidos podem estar envolvidos.

Entendendo sua coluna cervical

Caracterizada pela forte flexibilidade, a coluna cervical permite a boa mobilidade da cabeça em diversos movimentos: flexionar para frente, estender para trás, girar e inclinar para os lados. Durante esses movimentos, as articulações da coluna devem trabalhar de maneira harmônica e estável para viabilizá-los de modo amplo, também auxiliando na proteção da medula espinhal, o conteúdo interno da coluna.

O disco intervertebral é uma estrutura localizada entre duas vértebras cervicais, cujas funções principais no conjunto de vértebras é de “amortecedor” e de “estabilizador”, além de auxiliar na mobilidade entre essas vértebras. Com o passar dos anos, diferentes níveis de desgaste podem ocorrer no disco, em virtude de sua composição menos rígida e de sua característica mais móvel, ao contrário do osso e, assim, essa estrutura tende a se tornar mais fina ou até mesmo se deslocar do seu local natural, que é entre duas vértebras. Como resultado, as dores cervicais podem surgir. De igual modo, os ossos também podem sofrer desgaste, provocando degeneração da cartilagem, inflamações e alterações no formato ósseo. Apesar do caráter irreversível, essas alterações degenerativas do disco e do osso podem ser controladas e evitadas.

Causas da dor cervical

– Postura: A má postura na hora de dormir ou em frente o computador, no trabalho ou domicílio, pode gerar um torcicolo; a má postura na hora de dirigir ou em situações diversas do dia-a-dia, pode levar também a contraturas musculares.

– Avanço da idade: Com o envelhecimento, os ossos sofrem alteração no formato, isso é natural. Mas na coluna, essas alterações podem criar os famosos “bicos de papagaio” (osteófitos). A presença deles ocupa espaço, comprimindo as áreas onde estão presentes estruturas nervosas, o que causa dor, formigamentos, dormência e fraqueza. Outras doenças degenerativas, como hérnias de disco (deslocamento do disco do seu espaço habitual) e artrose também podem causar dor, à medida que envelhecemos.

– Lesões por esforços repetitivos e acidentes: A fadiga muscular proveniente da contração e do relaxamento, consecutivos e de modo repetitivo, gera rigidez e dor bem como o movimento súbito da cabeça ou pescoço em alguma direção.

Contraturas musculares ou torcicolo, estenose cervical, hérnia de disco cervical, traumatismos, doenças reumatológicas, infecções, neoplasias são exemplos de doenças da coluna cervical que mais causam dor.

Tratando sua dor cervical com a RPG

O primeiro passo é obter um diagnóstico preciso acerca das causas da dor cervical, através da realização de exames com um profissional da área.

 A maior parte dos casos de dor cervical é tratada clinicamente com medicações, mas as medidas de correção postural são fundamentais. Quando a dor na coluna cervical está associada a cefaleias, zumbidos, tonturas, alterações no sistema auditivo e oftálmico pode estar ligada às DTMs. Nesse caso, como as DTMs estão associadas à postura corporal, a RPG pode ser empregada especificamente para essas disfunções, ao normalizar o eixo de gravidade e a função muscular da região.

A RPG promove o alongamento das cadeias musculares encurtadas, descompressão muscular e articular com as trações da cervical, reequilibrando um segmento corporal com o restante do corpo. Portanto, há diversas medidas e medicamentos para aliviar as dores cervicais, entretanto, se não houver uma reeducação postural, os resultados não serão satisfatórios, podendo haver recorrência de sintomas.

A Reeducação Postural Global trabalha o indivíduo como um todo: corrige as alterações posturais para combater as dores nos músculos, nas articulações e na cabeça, além de melhorar o funcionamento do sistema respiratório, tratando a causa do problema e não resolvendo momentaneamente.

Cinco Benefícios da RPG Souchard

A maioria das pessoas não estão acostumadas a se portar como deveria com o seu corpo. Posturas inadequadas no trabalho, em casa, no lazer, na escola são frequentes e com elas o indivíduo fica suscetível a uma série de patologias. Outros fatores também podem contribuir para agravar o problema, é o caso da gravidade que acaba nos comprimindo, achatando músculos e articulações. Tudo isso acaba provocando um desequilíbrio do corpo e é nesse contexto que entra em ação a RPG (Reeducação Postural Global).

Cinco Benefícios da RPG Souchard:

rpgsouchard-motivos-para-fazer1º – Alívio da dor sem remédios: Muitas pessoas, ao sentirem uma dor, recorrem de imediato ao uso de medicamentos. Em boa parte dos casos essa alternativa é, apenas, momentânea, ou seja, há alívio da dor, mas não o tratamento da sua causa e, uma vez passado o efeito do remédio, a dor torna a incomodar. A RPG Souchard corrige alterações posturais para combater dores musculares, articulares e na cabeça, além de melhorar o funcionamento do sistema respiratório. O paciente é avaliado e tratado por inteiro e, desse modo, as dores podem ser aliviadas com a prevenção de seu retorno.

2º – Bem estar físico e mental: Na RPG Souchard exercícios práticos ajudam a corrigir a postura, alongar e tonificar a musculatura, contribuindo para dar mais forma ao corpo e ajudando o paciente a se sentir bem consigo. Além disso, a melhora da postura e da flexibilidade ajuda o indivíduo a apresentar maior disposição para executar suas atividades diárias, seja no trabalho, em casa ou mesmo nas horas de lazer. O paciente se sente menos cansado, livre de tensões e com isso consegue aproveitar melhor o seu dia.

3º – Trabalha a causa do problema: A RPG Souchard trata o indivíduo e não a doença. Cada pessoa tem uma resistência própria à agressão e uma maneira individual de reagir. Dessa forma, o paciente é avaliado partindo do sintoma para chegar até a causa de uma dor ou de qualquer problema no sistema músculo-esquelético. O trabalho é no foco da dor, visando prevenir o seu retorno e não solucioná-la momentaneamente.

4º – Melhora a auto estima: A RPG Souchard trata o paciente de maneira global, aumentando a qualidade de vida e a própria auto estima, isso porque um corpo mais harmonioso, alinhado e saudável é o desejo de qualquer indivíduo.  A simetria e o aumento da consciência sobre as potencialidades do próprio o corpo, são capazes de revolucionar a estética corporal, somando-se a isso está o fim das incômodas dores, levando os pacientes a uma maior sensação de bem estar e satisfação com sua imagem.

5º – Resultados duradouros e até definitivos: Os benefícios oferecidos pela RPG Souchard visam à prevenção de novos desconfortos ou retorno dos antigos. A nova consciência que o paciente adquire sobre seu próprio corpo o ajudará na prolongação dos efeitos obtidos com o tratamento. A RPG Souchard trata e ajuda o indivíduo a manter os resultados alcançados.