Jovens não estão livres de problemas na coluna

postura_celular_tablet_notebook_f_002

Diferentes hábitos do dia-a-dia podem comprometer severamente a saúde da coluna. Posturas incorretas no trabalho, durante a realização de tarefas domésticas, ao dormir ou estudar, por exemplo, oferecem riscos ao indivíduo que podem variar de dores a problemas mais graves, é o caso da hérnia de disco.

Normalmente, a população mais jovem não costuma dar tanta importância à própria coluna por associar o surgimento de patologias nesta região a pessoas da Terceira Idade. De fato, o processo de envelhecimento provoca, naturalmente, alterações na coluna vertebral, que se torna mais suscetível a traumas. Mas isso não significa dizer que os jovens devem relaxar nos cuidados. Fatores como sedentarismo, tabagismo, obesidade e os próprios vícios posturais (principalmente, no manuseio de dispositivos eletrônicos) podem ser decisivos para o surgimento de desconfortos e complicações diversas à coluna dos mais jovens. Nesse caso, o melhor é prevenir, adotando uma atenção maior com a postura no dia-a-dia e optando por um estilo de vida mais saudável.

A RPG Souchard

A Reeducação Postural Global tem como foco o trabalho respiratório, o alongamento muscular e o fortalecimento da musculatura essencial ao equilíbrio do corpo. Mas o trabalho não se limita à correção postural, o método também auxilia no tratamento de desconfortos frequentes que afetam músculos, articulações e ossos.

A RPG Souchard soluciona o problema ao mesmo tempo em que ensina ao paciente como evitar o surgimento de desconfortos ou o retorno de antigos. O tratamento visa à causa do problema, de modo que a recidiva seja improvável.

O método inovador da fisioterapia, criado e desenvolvido pelo francês Philippe Souchard, reorganiza os segmentos do corpo tratando o indivíduo e não a doença. Os exercícios práticos aliviam e evitam diversos tipos de dores e podem ser indicados a pacientes de todas as idades com a devida atenção individual do fisioterapeuta acompanhante e adaptação às necessidades de cada indivíduo.

A RPG Souchard faz bem mais do que corrigir a postura.


Estrabismo: Causas, Sintomas e Tratamento com RPG Souchard.

Quando os músculos oculares sofrem um desequilíbrio em sua função, provocando um desalinhamento dos olhos para direções diferentes, caracteriza-se o Estrabismo. Essa alteração óculo-motora representa a perda do paralelismo dos olhos, assim ocorre o desvio de um ou ambos os olhos em qualquer direção em relação à vista frontal, podendo se manifestar de três formas mais comuns:

estrabismoConvergente: o olho afetado está desviado para dentro, em direção ao nariz;

Divergente: é o desvio do olho para o lado;

Vertical: quando o desvio do olho afetado é para cima ou para baixo, ou seja, no sentido vertical.

Causas do Estrabismo

A causa do Estrabismo não é totalmente compreendida, mas essa alteração ocular normalmente acompanha doenças que afetam o cérebro.

Os movimentos dos olhos são controlados por seis músculos em cada olho. Para permitir a realização plena e correta desses movimentos, os músculos responsáveis devem trabalhar harmoniosamente, pois se não atuarem em conjunto, num equilíbrio perfeito de forças, ocorrerá o desvio ocular. Estes músculos são controlados pelo cérebro através de impulsos nervosos. É por essa razão que, frequentemente, o Estrabismo pode estar associado a doenças como paralisia cerebral, Síndrome de Down, traumas e tumores cranianos e outras complicações que afetem o cérebro.

Sintomas do Estrabismo

Geralmente, o Estrabismo pode provocar alterações funcionais no olho, além de cefaleias e tonturas, embaçamentos nos olhos ao realizar esforços visuais, etc.

Até, aproximadamente, os quatro meses de vida, qualquer bebê pode apresentar pequenos desvios nos olhos. Mas isso ocorre raramente e por períodos muito curtos. Nesse caso, os reflexos que alinham os olhos ainda não estão maduros. Porém, quando a criança ultrapassa essa idade, o fenômeno não deve mais acontecer, uma vez que qualquer desvio ocular permanente é considerado Estrabismo, independentemente da idade.

Quando o Estrabismo surge já na fase adulta, normalmente é causado por alguma doença física não ocular, como doenças neurológicas ou diabetes. O aumento dos acidentes de trânsito também tem contribuído para o aparecimento do Estrabismo, em virtude de traumatismos na cabeça. No adulto, o primeiro sintoma que surge é a diplopia (visão dupla), o que não há no Estrabismo adquirido mais cedo.

Tratamento do Estrabismo com a RPG Souchard

Baseada em ajustes posturais que permitem a reorganização e o reequilíbrio da estrutura corporal, a RPG Souchard oferece inúmeros benefícios não somente para a postura, ela também age como tratamento a inúmeras doenças, como os distúrbios oculares, mais precisamente o Estrabismo.

 A RPG Souchard é uma técnica bastante utilizada para a correção de articulações que não estão em suas posições fisiológicas. O trabalho de Reeducação Postural Global é feito no local da lesão, atuando delicadamente sobre os olhos e sobre o comportamento cervical envolvido.

Através de sessões de RPG Souchard é possível alcançar uma melhora significativa da visão, em virtude da recuperação do paralelismo dos olhos. E em alguns casos pode haver, inclusive, a redução dos graus sobre as lentes dos óculos, trabalho que, entretanto, deve ser sempre acompanhado pelo oftalmologista.

O QUE É DISFUNÇÃO DE ATM?

atm02

De repente, você começa a sentir uma dor intensa, que pode se irradiar pela cabeça. A dor pode até te enganar: será que é dor de cabeça, de dente ou de ouvido? Você normalmente vai procurar um otorrinolaringologista ou um dentista, que irão diagnosticar a tal da Disfunção da Articulação Temporomandibular, mais conhecida como Disfunção de ATM. O aconselhável é procurar um profissional especialista em Disfunção Temporomandibular (DTM).

A doença é crônica e trata-se de uma disfunção, portanto, um funcionamento inapropriado da articulação temporomandibular. Essa articulação é responsável pelos movimentos da mandíbula durante a fala, deglutição e mastigação. A disfunção temporomandibular atinge com mais frequência mulheres de 20 a 50 anos.

Entre os sintomas mais comuns estão dores de ouvido, zumbidos, e a sensação de ouvido tapado, típica de quando descemos a serra. Além disso, você pode sentir dores ao abrir a boca, mastigar ou falar. A articulação também pode fazer estalos.

O profissional vai identificar o grau da doença e recomendar o tratamento adequado. Em casos mais comuns, é indicada uma placa dentária para usar na parte da noite. O uso da placa é importante para proteger os dentes dos rangidos noturnos. Ela deve ser feita sob encomenda, de acordo com a arcada dentária de casa pessoa.

Se houver muita dor, a indicação é fazer calor local, com bolsa de água quente e usar analgésicos, prescritos pelo especialista.Casos mais graves requerem intervenções cirúrgicas.

A disfunção da ATM está relacionada a hábitos como apertar os dentes ou o bruxismo. Roer unhas, morder objetos como canetas e mascar chicletes também são fatores que podem favorecer o desenvolvimento da doença. Além disso, estresse e a ansiedade contribuem para o seu aparecimento.

Avaliação Postural

A postura é definida pela posição dos segmentos do nosso corpo em relação ao espaço e em relação à linha de gravidade, em um determinado momento. Desta forma, vemos que a postura se altera constantemente, e não é apenas estática, mas sim dinâmica, ou seja: depende de movimentos adequados do nosso corpo.

 A boa postura é aquela que um indivíduo, em posição ortostática exige pequeno esforço da musculatura e dos ligamentos para se manter nessa posição. Representa um alinhamento dinâmico dos vários segmentos corporais, nas várias posições, de tal maneira que, cada segmento ocupe uma posição próxima à sua posição de “equilíbrio mecânico”. Assim, ele encontra o melhor equilíbrio estático.

Resumindo uma postura ideal é aquela em que há maior eficiência fisiológica e biomecânica, com diminuição da sobrecarga no sistema musculoesquelético, e otimizando nossos movimentos.

Fatores que podem interferir na postura:

  •  Anomalias congênitas e/ou adquiridas,
  • Má postura,
  • Obesidade,
  • Alimentação inadequada,
  • Atividades físicas sem orientação e/ou inadequadas,
  •  Distúrbios respiratórios,
  • Desequilíbrios musculares,
  • Frouxidão ligamentar,
  • Doenças psicossomáticas.

A postura também pode ter relação com os seguintes aspectos:

Sócio Cultural:

Cada cultura pode adotar diversos hábitos posturais, tais como formas de dormir, lugares onde dormir, formas de caminhar, dançar, sentar.

Psicológicos:

Percepção pessoal em relação ao mundo. Como a pessoa se sente e se porta em relação aos outros e perante certas situações. Estas atitudes geralmente estão associadas à personalidade de cada um.

Biológicos:

São as características biológicas de cada ser humano. Aspectos anatômicos (largura, comprimento e forma dos ossos), fisiológicos (níveis de flexibilidade, força, resistência, etc.), genéticos (diferentes etnias) e biomecânicos (funcionalidade do movimento).

Abnormal Lateral Posture for movie clip First Scene2Abnormal Lateral Posture for movie clip last Scene 2

 AVALIAÇÃO POSTURAL

A avaliação postural é uma ferramenta muito importante para mensurar os desequilíbrios musculares e articulares de cada indivíduo, e é amplamente utilizada pelos profissionais da saúde para avaliação e tratamento clínico e prescrição de atividade física, visando detectar e prevenir dores e lesões.

Uma avaliação postural convencional é realizada através da observação clínica, e nos fornece dados globais e subjetivos, que dependem muito da capacidade de interpretação de cada profissional.

Já a AVALIAÇÃO POSTURAL POR FOTOGRAMETRIA é uma avaliação mais detalhada, que permite diagnosticar precisamente as alterações da postura para cada articulação, com dados quantitativos. É realizada por meio do registro de fotografias do indivíduo em diversos planos e posturas, e determina a posição relativa dos pontos anatômicos, simetria corporal e ângulos articulares, comparando-os com valores-padrão.

Vantagens:

  • – Medidas objetivas, quantitativas;
  • – Comparação da postura antes, durante e após o tratamento;
  • – Comparação com o padrão de referência;
  • – É rápida, simples e de fácil entendimento.

Realinhamento postural

Ter uma boa postura é fundamental! Não somente pelo fator estético, mas também porque promove uma melhora do estado global de saúde e bem estar.

Uma postura incorreta pode interferir na performance muscular, além de causar dores musculares e nas articulações.

Uma vez detectada uma disfunção postural, oferecemos tratamento com fisioterapeuta, baseado em manobras de liberação e reposicionamento muscular e articular, tratando e alongando a musculatura.

Benefícios de uma postura correta:

  • – maior eficiência fisiológica e biomecânica;
  • – diminuição da sobrecarga sobre músculos e articulações;
  • – melhor rendimento na atividade física;
  • – otimização do fortalecimento muscular;
  • – otimização da lipólise (quebra de gordura);
  • – prevenção de dores e lesões;
  • – melhor qualidade de vida;
  • – é rápida, simples e de fácil entendimento.