8 “comidas saudáveis” que podem te fazer mal ( em excesso )

Mesmo que você tente buscar uma alimentação mais saudável, as vezes é fácil se enganar com o marketing das empresas do ramo alimentício e acabar consumindo algo que não vai fazer bem para você ou sua família.

É sempre bom olhar com calma os ingredientes e a tabela nutricional de cada produto antes de comprá-lo. Outra boa dica é sempre preferir alimentos orgânicos e evitar qualquer produto industrializado. Veja aqui uma lista de alimentos que são muitas vezes considerados saudáveis por engano, mas que na verdade podem fazer mal para você.

1 –  Sucos industrializados

1372

Sucos são supostamente saudáveis, certo? Infelizmente, a não ser que o suco seja natural, você deve evitá-los. Sucos de caixinha contém muito pouco da fruta e são compostos basicamente de água, açucar, sabores artificiais e xarope de milho. A pouca quantidade de fruta neles é tão processada que dificilmente conserva qualquer nutriente da fruta original. Sucos de caixinha são péssimos para a saúde. Prefira beber água ou, claro, sucos naturais.

2 – Bebidas esportivas

isotonico02

As bebidas esportivas não são para você , a não ser que você seja um atleta que acabou de terminar um treino prolongado e vigoroso, ai sim. Elas contém carboidratos como glicose, maltodextrina e um pouco de frutose. Elas ajudam a compensar as perdas de sudorese, causada pela perda de sódio pelo suor.

Bebidas esportivas não são refresco e não te oferecem nenhuma vantagem a não ser que você esteja praticando atividades físicas intensas.

3 – Óleos vegetais

576524-Os-óleos-vegetais-fazem-bem-à-saúde.

Com o medo das gorduras saturadas, houve um aumento no consumo de óleos vegetais feitos do milho, canola, soja e outros, considerados mais saudáveis.

O problema é que todos os óleos vegetais fritos (sim, todos!), geram em altas temperaturas, entre outras substâncias, o HNE, um sub-produto de ácido graxo nocivo à saúde. Essa toxina está relacionada com males como doenças cardiovasculares, derrames, alzheimer e câncer, pois sua alta reatividade com moléculas protéicas do DNA e RNA altera de forma substancial o funcionamento celular.

4 – Comidas com baixo teor de gordura

Laranja-com-Yogurt

A verdade de gorduras saturadas é que não são tão boas para a saúde, mas as fabricantes de alimentos aproveitaram essa onda saudável para criar comidas com baixo teor de gordura e/ou livre de gordura.

O problema é que eles fazem isso substituindo a gordura com químicos, açucares e adoçantes artificiais, para manter o sabor. Essas coisas conseguem ser muito piores para a saúde do que a gordura saturada.

5 – Salgados sem glúten

baguete_sem_gluten

Não importa se os salgadinhos são vendidos sem gordura, com pouco carboidrato ou sem glúten. Junk food é junk food. O fato de não conter glúten ou gordura não o torna saudável. Eles geralmente contam com a presença de amidos e açucares complexos que vão direto para o seu sangue.

6 – Margarina

manteiga

Coloque isso na sua cabeça: margarina é um veneno para a sua saúde. Margarina não é nada mais que óleo vegetal processado e é rica em gordura trans. Comer margarina não é melhor do que beber uma colher ou duas de óleo diretamente da garrafa.

Já a manteiga, apesar de conter muita gordura, é bem mais saudável, além de ser fonte de vitamina K2 e conter proteína e outros nutrientes.

7 – Barras energéticas

barra-de-ceral

Aqui vale a mesma dica das bebidas esportivas: barras energéticas ou de proteína não são recomendadas a não ser que você seja um atleta que acabou de terminar seu treino.

Atletas precisam de um nível de proteína maior do que a média das pessoas. Mas a maioria dessas barras tem alto teor de açucar, farinha branca, xarope de milho, gordura trans e outras coisas que você normalmente não gostaria de consumir. Na verdade, mesmo que você for um atleta, se puder evitar isso tudo, ainda melhor.

8 – Cereais matinais

aquario-graos-cereais-01g

Cereais matinais são, em geral, muito processados, o que fazem perder a maioria dos nutrientes dos grãos originais. Geralmente também, são cheios de açucares e carboidratos.

Fuja das marcas mais famosas e procure cereais orgânicos sem açúcar. Sempre verifique a tabela nutricional e os ingredientes usados no produto antes de comprá-lo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *