Incontinência Urinária: Causas e Tratamento.

A uretra é o canal que leva a urina da bexiga para fora do organismo. Quando o controle sobre a urina que sai da uretra fica comprometido, caracteriza-se a incontinência urinária. Nesse caso, o estoque e o esvaziamento da urina da bexiga não funcionam de maneira coordenada, em virtude do mau funcionamento dos nervos e músculos da bexiga ou uretra.

mulher2

O problema pode envolver vazamentos de urina mais ocasionais, como também pode alcançar o nível de total incapacidade de retenção da urina. Nos casos de incontinência urinária reversível podemos citar como causas a infecção urinária, desordens psicológicas ou hormonais, inflamação da bexiga, uso de alguns tipos de medicamentos, etc. A incontinência urinária persistente pode envolver diversos fenômenos, como o esforço (quando atividades como dormir, rir, espirrar ou realizar exercícios aumentam a pressão dentro do abdômen, culminando na perca de pequenas quantidades de urina) e o sobrefluxo (quando a bexiga não consegue esvaziar por completo, produzindo um gotejamento). De modo geral, as principais causas apontadas para a incontinência urinária, são:

– Distúrbios musculares ou nervosos;

– Problemas anatômicos ou cerebrais;

– Gravidez (no caso da incontinência urinária feminina);

– Infecção ou inflamação na próstata (no caso da incontinência urinária masculina);

– Aumento de peso;

– Acúmulo fecal que promove uma pressão sobre a bexiga.

Outros fatores são responsáveis pela incontinência de longo prazo:

– Depressão;

– Lesões na coluna;

– Problemas estruturais do trato urinário;

– Problemas neurológicos, como derrame;

– Câncer de bexiga;

– Mal de Alzheimer.

Além desses, outros problemas também podem estar associados à incontinência urinária.

Tratamento para a incontinência urinária

Uma parte do problema vem dos músculos do períneo e outra parte diz respeito ao sistema integrado de coordenação neuromuscular. Para garantir um resultado duradouro de tratamento da incontinência urinária, a RPG Souchard trabalha ambas as partes.

Muitas pessoas escondem o problema por constrangimento e, assim, deixam de fazer um tratamento adequado para a incontinência urinária. A condição de micção incontrolável abala o aspecto físico, social e psicológico do paciente. E, nesse contexto, a RPG Souchard pode desempenhar um excelente papel no processo de recuperação. Através de orientações e de um trabalho voltado ao fortalecimento pélvico com aumento da força de contração, desenvolvendo uma maior consciência e domínio acerca das estruturas do próprio corpo e ampliando a atividade dos músculos do assoalho pélvico. A RPG Souchard também reduz a predisposição a lesões e aumentos desnecessários da pressão intra-abdominal, o que garante a proteção dos músculos do assoalho pélvico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *