Adotar algumas precauções também ajuda. Seja qual for o exercício, faça movimentos controlados, prestando atenção na organização postural e pensando no que está fazendo. Você deve estar sempre bem posicionado para evitar lesões, mantendo a coluna ereta e os membros bem alinhados. O cuidado deve ser redobrado quando a carga é grande, pois o peso não pode ficar sobrecarregando uma determinada articulação, deixando o trabalho muscular também desigual.
Com melhora da consciência corporal, o desempenho durante o exercício é maior e o fortalecimento muscular se torna mais eficaz.
Erros campeões durante a realização dos exercícios e qual a maneira mais adequada de realizá-los:
-
Bicicleta ergométrica: um grande erro é não ajustar o banco da bicicleta. Este deve estar de tal forma que os joelhos não estendam e nem flexionem excessivamente durante o exercício e a coluna deve permanecer ereta enquanto os braços estiverem apoiados.
-
Esteira: sempre realizar toda a passada, apoiando, primeiramente o calcanhar e só depois a ponta dos pés. Dessa maneira, é possível evitar grandes impactos que podem causar complicações para as articulações dos joelhos, tornozelos e também para a lombar.
-
Exercícios com peso: é muito importante flexionar os joelhos para distribuir a carga para outras regiões do corpo. Se o joelho fica estendido, tenciona muito a região da lombar, o quadril e os joelhos.
-
Leg Press: a coluna deve permanecer completamente apoiada no encosto. Bem como, os pés devem estar totalmente apoiados na plataforma e alinhados com o joelho e quadril. Evite esticar as pernas completamente na volta do movimento, evitando, assim, sobrecarga nos joelhos.
-
Pull Over: ao puxar a barra, coloque-a sempre à frente do corpo e nunca atrás, para evitar prejuízos à coluna cervical e às articulações.
-
Agachamento: os erros mais comuns desse exercício são deixar os joelhos passarem a linha da ponta dos pés, voltar a ponta dos pés e os joelhos para fora e projetar os quadris para frente. A execução correta: pés paralelos, abertos na largura dos quadris. Tente descer até seus joelhos formarem um ângulo de 90 graus, coxas paralelas ao chão. Os joelhos nunca devem ultrapassar a linha da ponta dos pés. Mantenha os pés firmes no chão, o abdômen contraído e a coluna ereta, não encurvadas.
-
Cadeira flexora e extensora de joelhos: a coluna deve estar bem apoiada no encosto e os pés na plataforma. As mãos devem ficar paralelas ao corpo segurando as manoplas. Ajuste a alavanca para que ela fique acima dos joelhos e evite que as coxas subam durante a flexão. Na extensão, garanta que os pés estejam paralelos e apontando para frente o tempo todo.
-
Abdominal: Tenha cuidado para manter o pescoço relaxado durante o exercício. É importante manter o abdômen contraído para não machucar a coluna e garantir o fortalecimento desta região.
-
Supino reto: Atenção com esse exercício, pois mal realizado, pode prejudicar não apenas a coluna, mas também os ombros. Ao deitar-se, verifique se seu olhar está logo abaixo da barra e, na hora de trazê-la junto ao corpo, faça isso na linha da clavícula. Os cotovelos devem ser mantidos na linha do ombro, dessa forma, a musculatura é trabalhada com maior eficácia. Lembre-se de manter o abdômen contraído e os punhos neutros – sem flexioná-los para frente ou para trás.
Manter uma boa postura durante o exercício proporciona maior eficácia e previne lesões. Porém, caso tenha dificuldades, procure um fisioterapeuta especialista em RPG para melhorar o controle postural. Assim, melhorará a qualidade das suas atividades globalmente.