O QUE É O ESTRESSE?

Como controlar o Estresse?

A maioria das pessoas tem uma visão inadequada a respeito do estresse. Após um dia exaustivo no trabalho ou de tarefas corriqueiras do dia-a-dia, costuma-se utilizar a expressão estresse para descrever o que, na verdade, trata-se de um cansaço ou exaustão que uma boa noite de sono é capaz de resolver, normalmente.

Afinal, o que é Estresse?

estresse

Um evento ou situação de importância pode levar o nosso organismo a um processo de adaptação. O estresse é uma reação do organismo com componentes psicológicos, hormonais, físicos e mentais que surge em virtude dessa necessidade de adaptação. Com o estresse são liberados mediadores químicos – como a adrenalina – que provocam reações fisiológicas. É dessa forma que em determinada situação adversa conseguimos reagir positivamente em nosso favor. Esse é o estresse positivo, em sua fase inicial – a fase do alerta. Entretanto, podemos nos deparar com o estresse negativo, que é o estresse em excesso. Nesse caso, a pessoa ultrapassa seus limites e esgota sua capacidade de adaptação, dando origem a consequências prejudiciais à saúde física e mental.

Sintomas do Estresse

Quando o evento causador do estresse é muito intenso ou prolongado acaba produzindo estresse em excesso que você pode perceber ao:

– Sofrer uma queda da produtividade;

– Sentir uma constante sensação de desgaste e irritabilidade acima do comum;

– Apresentar dificuldades de concentração ou mesmo confusão mental;

– Ter dificuldades com a memória;

– Sentir a auto-estima baixa;

– Verificar problemas dermatológicos, pressão alta, cefaleias, dores de estômago, tonturas e infecções;

– Identificar problemas sexuais e dificuldades para adormecer;

– Apresentar uma tensão muscular notória.

O estresse pode levar o indivíduo a situações desconfortáveis, ao perder objetos ou derrubá-los; ao realizar pequenos acidentes, como cortes; ao esbarrar em paredes ou objetos, por exemplo. Situações mais graves ou de risco também podem ocorrer em virtude do estresse excessivo, como acidentes no trânsito.

Os benefícios da RPG Souchard

A proposta da Reeducação Postural Global (RPG) é tratar as causas que originam os sintomas para, então, resolvê-los definitivamente. Com o estresse em excesso os músculos se retraem, tornando-se mais rígidos e encurtados, aparecem as dores de cabeça e na região do pescoço e das costas, movimentos articulares ficam bem mais limitados e os problemas de postura também surgem ou se intensificam.

O alongamento de cadeias musculares de forma global – trabalhado em cada sessão de RPG Souchard – é uma proposta eficiente para combater o estresse negativo. Os resultados não alcançam, apenas, o corpo que se torna mais relaxado e com forte sensação de bem-estar, o estado psíquico também é beneficiado.

Mudanças de hábitos são também indispensáveis para prevenir esse estresse negativo: regularizar horas de sono e de lazer para reduzir os níveis constantes de adrenalina, praticar alguma atividade física, cultivar hobbies que não estejam relacionados às atividades comuns no dia-a-dia e no trabalho, etc. Não é aconselhável a automedicação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *