TORCICOLO O QUE FAZER?

O QUE FAZER COM UM TORCICOLO?

cervical1

A dor na região cervical da coluna é denominada Cervicalgia. Uma vez ocorrendo de maneira transitória fica caracterizada como um torcicolo.

Nossa cervical é submetida, diariamente, a uma série de pressões e tensões. Contrações involuntárias dos músculos do pescoço são responsáveis pelo terrível torcicolo. Essa contratura muscular, conhecida como um “mau jeito” na região do pescoço, acaba entortando a cabeça para o lado contrário ao lesionado.

Causas do Torcicolo

Existem duas causas para o aparecimento do torcicolo. A primeira está relacionada à herança, em virtude de alterações nos genes. E a segunda é o torcicolo adquirido, como resultado de uma lesão no sistema nervoso, na coluna cervical ou nos músculos.

O torcicolo ocorre, principalmente, após uma má postura ao dormir, ao realizar algum exercício físico ou atividades básicas do dia-a-dia. Posturas prolongadas do pescoço em uma mesma posição e movimentos bruscos com o pescoço também são responsáveis por espasmos musculares. A obesidade, o estresse e o tabagismo – que acelera a degeneração das vértebras cervicais – são ainda fatores que podem favorecer o torcicolo. O torcicolo pode se desenvolver em crianças e adultos.

Torcicolo Congênito

É o torcicolo presente no nascimento que pode surgir se a cabeça do bebê estiver em posição incorreta enquanto se desenvolve dentro do útero ou ainda se houver lesão nos músculos ou suprimento sanguíneo do pescoço. Somadas a má postura durante a vida intrauterina do indivíduo, estão algumas doenças congênitas, como a paralisia do cérebro, que também podem ocasionar um torcicolo.

Principais sintomas do Torcicolo

– Tensão e dor intensa na região cervical, podendo irradiar para toda a musculatura dorsal;

– Rigidez ou inchaço nos músculos do pescoço;

– Dor de cabeça;

– Mobilidade do pescoço limitada;

– Ombro mais alto com relação ao outro e a face também pode ficar assimétrica.

Tratamento para o Torcicolo

Após a identificação do torcicolo, indica-se o uso de anti-inflamatórios, relaxantes musculares, calor local e, principalmente, a remoção da raiz do problema, ou seja, dos fatores responsáveis pelo surgimento da contratura muscular. A RPG Souchard é um método inovador da Fisioterapia que consiste em exercícios práticos para evitar e aliviar os mais diversos tipos de dores. É através dos movimentos proporcionados pela técnica que a musculatura pode ser alongada e fortalecida, ajudando a prevenir lesões e dores. Com a RPG Souchard também é possível corrigir os vícios posturais, relacionados ativamente ao torcicolo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *