SBRPG Notícia: Estalidos e dores ao mastigar? A articulação temporomandibular (ATM) pode estar comprometida, mas pode ser tratada com RPG® – Por Philippe Souchard

As articulações temporomandibulares (ATMs) estão entre as mais usadas do corpo. Ela proporciona os movimentos de abrir, fechar, protrusão, retração e desvio lateral da mandíbula sobre o osso temporal. A abertura normal da boca é a largura de três dedos entre os dentes , não tendo que haver nenhum estalido com a movimentação articular. São articulações sinoviais bilaterais, e suas superfícies ósseas são cobertas por cartilagem fibrosa e separadas por um disco articular móvel. Os músculos responsávies pelo seu movimento são temporal, masseter, pterigóideo medial (fechamento da mandíbula) e pterigóideo lateral, digástrico, milo-hióideo e genio-hióideo (abertura da mandíbula). As ATMs, juntamente com os músculos da mastigação, são uma aréa complexa para avaliar devido a sua estreita relação e fixações em estruturas da cabeça, pescoço, ombro e tórax(quarto superior). Qualquer alteração nessas regiões podem contribuir para as disfunções das ATMs.
atm
As principais sintomatologias de uma ATM com disfunções são cefaléias, cervicalgias, cervicobraquialgias, tonturas, zumbidos, dores na ATM e alterações no sistema auditivo e oftálmico. A principal estrutura que sofre danos devido as tensões musculares (espinhais, escalenos, esternocleidomastódeos, trapézio e elevador da escápula) são as vértebras cervicais (C1 e C2). As causas são alteração postural (projeção de cabeça), programação neuromuscular alterada(como roer unha, mastigar caneta e chiclete) e patologias psicossomáticas(doenças reumáticas).O RPG consegue tratar quando existe tensão muscular e muitas vezes é necessário um trabalho conjunto com o profissional odontológico, pois é preciso uma arcada dentária alinhada para não causar tensão muscular senão a causa do problema não é resolvido. Dessa forma, o fisioterapeuta rpgista realizará exame do local da retração (desvios estáticos e observar cabeça e pescoço), e logo em seguida, testes para diagnosticar a musculatura tensa e assim efetuar as manobras para relaxar preservando a simetria do corpo como um todo. O tratamento do RPG se baseia na decoaptação do lado lesionado, controlar o excesso de rolamento do outro lado e correções homeopáticas das compensações. Assim será usada a postura de rã no chão, isometrias dos músculos e se necessário uma luva para as manobras da musculatura da face, pois é preciso colocar a mão na boca do paciente, estabilizando as estruturas.
Escrito por Dra Jessie Karen Meza Saavedra,CREFITO-3:77713-F REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: SMITH, Laura K.; WEISS, Elizabeth L.; LEHMKUHL, L. Don- Cinesiologia Clínica de Brunnstrom- quinta edição, 1997, 452pg.- referente sobre a anatomia e funções-primeiro parágrafo;

2 ideias sobre “SBRPG Notícia: Estalidos e dores ao mastigar? A articulação temporomandibular (ATM) pode estar comprometida, mas pode ser tratada com RPG® – Por Philippe Souchard”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *