Alimentos reconfortantes

 1 - sorvete

Os alimentos reconfortantes são aqueles que, de uma forma ou de outra, conseguem satisfazer uma necessidade maior que a de encher o estômago. Na verdade, trata-se da necessidade de acalmar uma emoção. O sorvete, por exemplo, ocupa o primeiro lugar dessa lista. As mulheres preferem doces, chocolates e biscoitos, enquanto os homens preferem pizzas e outros alimentos ricos em gordura e carboidratos, como as batatas fritas. No entanto, o que determinará sua decisão na hora de comer será identificar se a fome é física ou emocional. Por isso, preste atenção ao que você come e ao que sente, já que comer para processar uma emoção depende da emoção em si, e não do alimento escolhido.

Na próxima vez em que decidir comer sem fome, por estar aborrecida ou para acalmar a ansiedade, pergunte a si mesma se a fome é física ou emocional. A fome emocional aparece de imediato e precisa ser satisfeita com urgência, enquanto a fome física pode esperar e surge gradualmente, dando a você tempo para buscar diferentes opções e alimentos para comer. Quando a fome é emocional, você continua comendo mesmo estando saciada, e quando é real, você sente os sinais da fome que seu corpo envia e é capaz de parar quando está satisfeita. Além disso, quando você come emocionalmente, sente culpa e vergonha, e a necessidade de começar uma dieta com  medo de engordar.

Uma das características distintivas da fome emocional é a necessidade de consumir alimentos reconfortantes específicos. Esses alimentos, de alguma forma, proporcionam tranquilidade e segurança, uma sensação temporária de prazer e bem-estar. Analise o que você come e procure formas saudáveis de lidar com suas emoções e de se acalmar sem depender da comida. Isso irá gerar hábitos saudáveis, que nenhuma dieta poderá substituir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *