Como a RPG pode ajudar na Cirurgia Plástica

tendinite-300x225

Depois da cirurgia plástica nas mamas e abdômen reeducar a postura é fundamental

Logo após o período destinado ao pós-operatório, as mulheres que implantaram próteses mamárias de silicone, principalmente as com mais de 300 ml,  ou aquelas que submeteram a  abdominoplastia deveriam se reeducar diante da nova relação envolvendo o pós-cirúrgico abdominal, a prótese e a postura corporal. “O desconforto inicial causado pela intervenção cirúrgica e pelas cicatrizes induzem a uma  autoproteção corporal normal após uma cirurgia. Esta proteção poderá ocasionar descompensações posturais que no futuro, ou logo após o pós-operatório, desencadearão cervicalgias posturais (dores no pescoço) e lombalgias (dor na região lombar) crônicas se não forem tratadas”.

Outra queixa relativamente comum é que depois da plástica uma mama ficou maior que a outra. “Na maioria das vezes, o problema não tem origem nas dimensões da prótese, mas em um desvio lateral da coluna denominado escoliose”. “Na verdade, o desvio já existia antes da cirurgia plástica. O que aconteceu é que se tornou mais evidente com o aumento nas dimensões dos seios. Mesmo assim, pode ser tratado com sessões de RPG”. A quantidade de mulheres que tem procurado as clínicas de postura no Brasil aumentou sensivelmente de um ano para cá. A maioria das pacientes que procuram ajuda pela dificuldade de encontrar uma boa postura logo após, o pós-cirúrgico da mamoplastia ou abdominoplastia”. A principal queixa é em relação às dores nas costas e no pescoço, que começam a incomodar bastante depois de alguns meses, quando a euforia pelos resultados e os incômodos do pós-operatório já passaram. “Indiscutivelmente, as próteses de silicone nas mamas e a cirurgia abdominal ao mesmo tempo que melhoram a estética postural e a auto-estima, também podem prejudicá-las se não houver um trabalho de orientação de um especialista. Para o corpo trata-se de uma mudança brusca. “De um dia para o outro você está com uma prótese e uma nova silhueta, o que muda a forma e a aparência, havendo a necessidade de uma adaptação rápida para essa nova postura que, às vezes, por falta de orientação, leva a pequenas alterações estruturais no corpo que não são visíveis, mas que devem rapidamente ser corrigidas e reeducadas.

A Reeducação Postural Global ajuda na correção e na manutenção da postura, aliviando as dores posturais causadas pela posição que a paciente fica durante o período de pós operatório, levando a encurtamentos musculares e fixando assim uma postura errada e consequentemente levando a dores, futuras patologias e até mesmo ao acúmulo de novas gordurinhas localizadas.

rp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *