Má postura no ambiente de trabalho: risco nosso de cada dia!

má-postura

O dia-a-dia no trabalho de grande parte da população é caracterizado por extremo desgaste físico e mental. Algumas profissões exigem do funcionário horas sentado em frente ao computador, por exemplo, e o cuidado com a postura quase nunca é prioridade. Vícios posturais podem ser responsáveis pelo surgimento de diversas complicações e até doenças crônicas que afetam, sobretudo, a coluna do indivíduo. Dores somadas ao esgotamento físico e mental acabam comprometendo o rendimento do trabalhador e sua rotina pessoal diária.
Nos casos mais simples podem surgir dores de cabeça, lombalgia e cervicalgia. Mas as consequências resultantes de uma má postura podem atingir níveis mais graves com as ocorrências de hipercifose, escoliose e hérnia de disco. Outro malefício de posturas inadequadas no trabalho é o surgimento de DORT (doença osteomuscular relacionada ao trabalho) ou LER (lesões por esforços repetitivos), incluindo sintomas como sensação de cansaço persistente e distúrbios do sono.

Confira algumas dicas para evitar os riscos provocados por uma má postura:

Para quem trabalha com o uso de computador é necessário atentar para alguns cuidados: realizar digitação suave, conservando as mãos, o antebraço e os punhos em linha reta em relação ao teclado; manter ombros e braços relaxados; escolher uma cadeira adequada e ajustada na altura ideal para manter o topo da tela ao nível dos olhos; apoiar as costas no encosto do assento; apoiar os pés no chão ou utilizar descanso para eles;

Em qualquer profissão é importante realizar pausas para executar um alongamento do corpo: exercícios que ajudam a evitar ou minimizar o efeito das dores musculares causadas por posições inadequadas na rotina de trabalho, afastam o estresse e a ansiedade, ativam a circulação, tranquilizam e relaxam, aumentam a capacidade de concentração e reduzem os riscos de lesão;

– Independentemente da profissão, é indispensável atentar para a boa postura em qualquer movimento praticado, além de manter uma ergometria correta – tamanho da cadeira e da mesa bem como a posição das mesmas, posição adequada das pastas e materiais mais usados na mesa para que fiquem ao alcance das mãos sem exigir grandes manobras;

– Na hora de dormir, deve-se adotar uma posição correta – de preferência de lado com os joelhos dobrados e um travesseiro entre eles e a cabeça em repouso sobre um travesseiro único. Boas horas de sono evitam que o indivíduo já acorde indisposto e com tensões resultantes de noites mal dormidas – o que afeta no próprio rendimento no trabalho.

A RPG Souchard

Por falar em boa postura, a RPG Souchard é particularmente eficaz no tratamento de correção postural. A técnica tem como foco o alongamento muscular, o trabalho respiratório e o fortalecimento de músculos fundamentais à melhora do alinhamento da postura. A RPG Souchard não ajuda, simplesmente a solucionar problemas de postura já existentes, seu trabalho envolve a própria prevenção, ensinando o paciente a adotar posturas adequadas em qualquer ocasião.

Uma postura correta ajuda a evitar sérios problemas no futuro, além de tornar a aparência bem mais harmônica e bonita. Por isso, é sempre bom manter cuidar da postura no ambiente de trabalho. Essa é uma maneira eficaz de garantir um maior bem-estar e qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *