A postura é definida pela posição dos segmentos do nosso corpo em relação ao espaço e em relação à linha de gravidade, em um determinado momento. Desta forma, vemos que a postura se altera constantemente, e não é apenas estática, mas sim dinâmica, ou seja: depende de movimentos adequados do nosso corpo.
A boa postura é aquela que um indivíduo, em posição ortostática exige pequeno esforço da musculatura e dos ligamentos para se manter nessa posição. Representa um alinhamento dinâmico dos vários segmentos corporais, nas várias posições, de tal maneira que, cada segmento ocupe uma posição próxima à sua posição de “equilíbrio mecânico”. Assim, ele encontra o melhor equilíbrio estático.
Resumindo uma postura ideal é aquela em que há maior eficiência fisiológica e biomecânica, com diminuição da sobrecarga no sistema musculoesquelético, e otimizando nossos movimentos.
Fatores que podem interferir na postura:
-
Anomalias congênitas e/ou adquiridas,
-
Má postura,
-
Obesidade,
-
Alimentação inadequada,
-
Atividades físicas sem orientação e/ou inadequadas,
-
Distúrbios respiratórios,
-
Desequilíbrios musculares,
-
Frouxidão ligamentar,
-
Doenças psicossomáticas.
A postura também pode ter relação com os seguintes aspectos:
Sócio Cultural:
Cada cultura pode adotar diversos hábitos posturais, tais como formas de dormir, lugares onde dormir, formas de caminhar, dançar, sentar.
Psicológicos:
Percepção pessoal em relação ao mundo. Como a pessoa se sente e se porta em relação aos outros e perante certas situações. Estas atitudes geralmente estão associadas à personalidade de cada um.
Biológicos:
São as características biológicas de cada ser humano. Aspectos anatômicos (largura, comprimento e forma dos ossos), fisiológicos (níveis de flexibilidade, força, resistência, etc.), genéticos (diferentes etnias) e biomecânicos (funcionalidade do movimento).
AVALIAÇÃO POSTURAL
A avaliação postural é uma ferramenta muito importante para mensurar os desequilíbrios musculares e articulares de cada indivíduo, e é amplamente utilizada pelos profissionais da saúde para avaliação e tratamento clínico e prescrição de atividade física, visando detectar e prevenir dores e lesões.
Uma avaliação postural convencional é realizada através da observação clínica, e nos fornece dados globais e subjetivos, que dependem muito da capacidade de interpretação de cada profissional.
Já a AVALIAÇÃO POSTURAL POR FOTOGRAMETRIA é uma avaliação mais detalhada, que permite diagnosticar precisamente as alterações da postura para cada articulação, com dados quantitativos. É realizada por meio do registro de fotografias do indivíduo em diversos planos e posturas, e determina a posição relativa dos pontos anatômicos, simetria corporal e ângulos articulares, comparando-os com valores-padrão.
Vantagens:
- – Medidas objetivas, quantitativas;
- – Comparação da postura antes, durante e após o tratamento;
- – Comparação com o padrão de referência;
- – É rápida, simples e de fácil entendimento.
Realinhamento postural
Ter uma boa postura é fundamental! Não somente pelo fator estético, mas também porque promove uma melhora do estado global de saúde e bem estar.
Uma postura incorreta pode interferir na performance muscular, além de causar dores musculares e nas articulações.
Uma vez detectada uma disfunção postural, oferecemos tratamento com fisioterapeuta, baseado em manobras de liberação e reposicionamento muscular e articular, tratando e alongando a musculatura.
Benefícios de uma postura correta:
- – maior eficiência fisiológica e biomecânica;
- – diminuição da sobrecarga sobre músculos e articulações;
- – melhor rendimento na atividade física;
- – otimização do fortalecimento muscular;
- – otimização da lipólise (quebra de gordura);
- – prevenção de dores e lesões;
- – melhor qualidade de vida;
- – é rápida, simples e de fácil entendimento.