O QUE É DISFUNÇÃO DE ATM?

atm02

De repente, você começa a sentir uma dor intensa, que pode se irradiar pela cabeça. A dor pode até te enganar: será que é dor de cabeça, de dente ou de ouvido? Você normalmente vai procurar um otorrinolaringologista ou um dentista, que irão diagnosticar a tal da Disfunção da Articulação Temporomandibular, mais conhecida como Disfunção de ATM. O aconselhável é procurar um profissional especialista em Disfunção Temporomandibular (DTM).

A doença é crônica e trata-se de uma disfunção, portanto, um funcionamento inapropriado da articulação temporomandibular. Essa articulação é responsável pelos movimentos da mandíbula durante a fala, deglutição e mastigação. A disfunção temporomandibular atinge com mais frequência mulheres de 20 a 50 anos.

Entre os sintomas mais comuns estão dores de ouvido, zumbidos, e a sensação de ouvido tapado, típica de quando descemos a serra. Além disso, você pode sentir dores ao abrir a boca, mastigar ou falar. A articulação também pode fazer estalos.

O profissional vai identificar o grau da doença e recomendar o tratamento adequado. Em casos mais comuns, é indicada uma placa dentária para usar na parte da noite. O uso da placa é importante para proteger os dentes dos rangidos noturnos. Ela deve ser feita sob encomenda, de acordo com a arcada dentária de casa pessoa.

Se houver muita dor, a indicação é fazer calor local, com bolsa de água quente e usar analgésicos, prescritos pelo especialista.Casos mais graves requerem intervenções cirúrgicas.

A disfunção da ATM está relacionada a hábitos como apertar os dentes ou o bruxismo. Roer unhas, morder objetos como canetas e mascar chicletes também são fatores que podem favorecer o desenvolvimento da doença. Além disso, estresse e a ansiedade contribuem para o seu aparecimento.

2 ideias sobre “O QUE É DISFUNÇÃO DE ATM?”

  1. Ainda falando da AtM eu tenho crises gravíssimas já fiz cirurgias e vários tratamentos ,sou hipertensa,tenho 54 anos e não sei porque acontece crises horríveis , acordo na madrugada com dores fortes na boca língua e nariz parece que vão estourar arde queima e doí a ponto de não poder falar nem engoli, só passa com analgésicos fortíssimos e alta dose de remédio para baixar a pressão arterial no dia seguinte fico toda indisposta e dolorida por favor me ajudem.

  2. Olá Rosiveth,

    Procure um neurologista, essas crises podem ser de algum nervo facial que deve estar sensibilizado ou até mesmo ter sido comprometido pós cirurgia. Após procure um RPGista e busque tratamentos, o RPG é eficaz a esse tipo de patologia, mas primeiramente procure entender essa sensibilidade que está havendo…ok?

    Qualquer dúvida entre em contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *